top of page
Buscar

FLORIANÓPOLIS A PRIMEIRA CIDADE LIXO ZERO E O GRUPO INER,NÚMERO UM NO COMBATE AOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Atualizado: 2 de jun. de 2019


A atual gestão municipal de “Florianópolis, informou que pretende ser a primeira cidade Lixo Zero do Brasil.”. Há cerca de 30 anos, ­­­­ realiza um trabalho de coleta seletiva e também é uma das cidades com o melhor desempenho na recuperação de resíduos no Brasil.


De acordo com a prefeitura municipal, o projeto é audacioso e já foi publicado até no Diário Oficial do Município, “instituindo o Programa Florianópolis Capital Lixo Zero, a incentivar a sociedade, a iniciativa e o poder público a reduzirem a produção de lixo e a valorizem os resíduos sólidos urbanos reintroduzindo-os na cadeia produtiva”.


O presidente Marcio Luiz Alves, da Autarquia de Melhoramentos da Capital Comcap, “explica que o destino do resíduo é estabelecido dentro da casa de cada habitante, quando o separa em orgânico (restos de alimentos e de podas), reciclável seco (papel, plástico, metal e vidro) e rejeito (lixo sanitários e ouros materiais para os quais não há ainda mercado de reciclagem), de acordo com publicação do Floripa manha".


Até 2030, segundo Alves, a capital de Santa Catarina pretende ser Floripa Lixo Zero, conta com a ajuda da população e de cada cidadão, para que cerca de 100 mil toneladas, não sejam encaminhadas para o aterro sanitário e que esses resíduos orgânicos tenham como destino a compostagem em pátios comunitários e quintais.


Segundo o presidente da Autarquia “os órgãos públicos serão os primeiros a darem o exemplo para a sociedade, fazendo a separação dos resíduos em orgânicos, recicláveis secos e rejeito. Além disso, haverá um plano de reeducação para a comunidade e a melhoria da estrutura da Comcap para realizar a coleta”.


Foi instituída a lei 12.305/10 - Política Nacional de Resíduos Sólidos - (PNRS), e pelo que vemos somente agora os órgãos públicos estão preocupados com essa demanda, porém em compensação o Grupo Iner e a Confederação Elo Social Brasil, já vem alguns anos pesquisando e avaliando alternativas para acabar com o lixo no Brasil.


"No dia 06 de maio de 2019, foi realizada em Porto Alegre/RS na sede da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos CRVR, maior empresa no ramo de resíduos, reunião que teve como pauta tratativas de vendas das Usinas do Grupo Iner, do Estado do Rio Grande do Sul - RS. Na reunião foram feitos grande avanços, quanto a vendas das usinas, porém ainda falta um item para finalizar a viabilidade econômica, que é a Pirólise. Após a conclusão desse item deverão ser avançadas as tratativas de vendas, salientou o Dr. Jomateleno dos Santos Teixeira, Presidente do Grupo Iner e da Confederação do Elo Social Brasil".


Pirólise, “é um processo onde a matéria orgânica é decomposta após ser submetida a condições de altas temperaturas em ambiente desprovido de oxigênio, ou seja,” transforma o lixo em um gás combustível limpo, similar ao gás natural, que pode substituir outros combustíveis sem qualquer risco ambiental ou à saúde pública". De acordo com o pneumologista Jonatas Reichert, esse sistema também poderá ser utilizado na agricultura para o combate à desertificação, e à perda de carga orgânica”.


Além do Grupo Iner e a Confederação Elo Social Brasil, implantarem o sistema pirólise, nos 27 estados do Brasil, também firmaram acordo para deslocamento de comitiva de negócios BRASIL/ÁFRICA, para apresentar os Projetos Lixo 0 Social 10 e Social do Cidadão na África.


Como vimos o Grupo Iner e a Confederação Elo Social Brasil, criou mecanismos para lidar com eficiência, eficácia e ocupa a primeira posição no ranking para findar com os resíduos sólidos, pois têm uma vasta experiência no ramo e estão preparados com toda as tecnologias diferenciadas e consagradas, equipes qualificadas, com práticas inovadoras e ambientalmente seguras.


Além de cessar em 100% o lixo e a preservar o meio ambiente, também visa o desenvolvimento econômico, não só no município, assim como para as famílias, pois receberão atendimento nos prédios denominados Social do Cidadão, com capacidade de atender 200 famílias por dia e com uma equipe de profissionais qualificados nas seguintes áreas: Serviço Social, Psicologia, Direito, Educação e Saúde, que atenderá as diversas demandas.


A responsabilidade em cuidar do planeta, é de todos, mas dos resíduos sólidos o Grupo Iner e a Confederação Elo Social Brasil com certeza já têm a solução! “ADIANTE E AVANTE”!


Texto elaborado por Nagma Lira - Regional ABCDM - São Paulo

Revisão Equipe Elo Social - SP


Fonte:

443 visualizações2 comentários
bottom of page