João Batista Xavier Fernandes, foi indicado, aprovado e será Laureado, Aclamado e Diplomado como Comendador da Ordem do Mérito do Elo Social.
- webelosocial
- há 4 dias
- 4 min de leitura

João Batista Xavier Fernandes, foi indicado, aprovado e será Laureado, Aclamado e Diplomado como Comendador da Ordem do Mérito do Elo Social em grau de Comendum/Adeptus
O Pastor que Alimenta a Alma e o Corpo: A Trajetória de Fé e Serviço de João Batista Xavier
Por: Comendadora Neila Alencar
Na pulsante Zona Leste de São Paulo, em Ermelino Matarazzo, a fé não se resume apenas a palavras ditas no altar; ela ganha forma, sabor e dignidade pelas mãos do Pastor João Batista Xavier Fernandes. Aos 51 anos, este servo do Deus Altíssimo personifica a figura do líder que não espera o povo chegar até a igreja, mas leva a igreja até onde o povo está.
Um Ministério Vivo no Coração da Comunidade
Presidente do Ministério Igreja Pentecostal Deus Vivo, localizado na Rua Agnelo Rodrigues de Melo, o Pastor João Batista construiu um reduto de esperança dentro da comunidade. Com 11 anos de caminhada com Cristo, ele entende que o pastoreio exige presença. Seu ministério é conhecido por ser uma "porta aberta" para aqueles que buscam não apenas o alimento espiritual, mas o acolhimento humano.
Projeto Mãos Estendidas: O Alento nas Madrugadas
O grande destaque de sua atuação social é o Projeto Mãos Estendidas. Enquanto a cidade dorme, o Pastor e sua equipe se mobilizam para levar alimentos aos moradores em situação de rua. O nome do projeto não é por acaso: são mãos que se estendem para levantar o caído, oferecendo uma refeição quente e uma palavra de vida em meio ao frio e ao abandono das calçadas.
Do Hospital aos Eventos: O Dom da Culinária a Serviço do Próximo
O que muitos não sabem é que a autoridade do Pastor no púlpito é sustentada por uma vida de trabalho árduo e técnico. João Batista é um profissional CLT da área hospitalar, atuando como chefe de cozinha em um hospital da Zona Leste. Ali, ele lida diariamente com o rigor da nutrição e o cuidado com a saúde dos enfermos.
Além disso, o espírito empreendedor e a paixão pela gastronomia deram origem à JC Churrasco, sua empresa de eventos. Como churrasqueiro de mão cheia, ele transforma celebrações em momentos inesquecíveis, conciliando sua escala de trabalho com o serviço de freelancer em festas e eventos.
"Sou um homem vocacionado à família e às ações sociais. A JC Churrasco é uma bênção que o Senhor me deu para honrar meu sustento enquanto sigo como ministro do Reino", afirma o Pastor.
Liderança e Devoção
Divorciado e focado inteiramente na obra de Deus e no bem-estar de sua comunidade, Pastor João Batista é mais que um pregador; é um exemplo de resiliência. Ele prova que é possível ser um líder religioso respeitado, um profissional técnico qualificado e um empreendedor dedicado, tudo isso sem perder a essência da caridade.
Para a comunidade do Sapão e toda Ermelino Matarazzo, o Pastor João é a prova viva de que o verdadeiro Evangelho é aquele que se traduz em prato cheio para quem tem fome e coração aquecido para quem tem sede de Deus.
Palavra da Comendadora Neila Alencar
Falar do Pastor João Batista Xavier é falar de uma fé que não conhece descanso. Como sua amiga pessoal, acompanho de perto a integridade deste homem que, entre o calor dos fogões de um hospital e o fervor do altar, nunca permitiu que o cansaço vencesse a sua missão.
O Pastor João é a tradução viva do que lemos em Tiago 2:18: "Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras".
Ver o projeto Mãos Estendidas em ação na comunidade do Sapão é ver o Evangelho sendo pregado sem precisar dizer uma única palavra. É a fé que alimenta, que profissionaliza e que estende a mão a quem a sociedade muitas vezes escolhe não ver. Meu amigo João é um exemplo de que o Reino de Deus é feito de serviço, verdade e amor prático. Que sua vida e o Ministério Deus Vivo continuem sendo esse farol de esperança na Zona Leste.
DA INDICAÇÃO:
A iniciativa partiu da Comendadora Neila Alencar que é também missionária de Jeová, uma mulher guiada por um chamado que vai além do púlpito.

Neila Alencar, tem vivido a missão de ser canal de cura, provisão e transformação, especialmente para aqueles que o mundo costuma rejeitar.
Sua caminhada não se resume a levar a Palavra, mas também a manifestar o Reino de Deus com ações concretas que devolve dignidade a quem perdeu tudo.
É uma Serva do Deus Altíssimo, pregadora da Palavra pela Sua misericórdia, chamada para proclamar libertação aos cativos e restaurar os quebrantados de coração.
A fé que carrega não se limita ao espiritual; ela se traduz em amor prático, em compaixão ativa e compromisso com a transformação social.
O ser humano precisa ser restaurado por inteiro espírito, alma e corpo. Por isso, atua em frentes que vão da evangelização à assistência social (Saiba mais a respeito de Neila)
MISSIONARIA E COMENDADORA NEILA ALENCAR
TAMBEM É COMPOSITORA
DO ENCAMINHAMENTO PARA A APROVAÇÃO:

A referida indicação foi encaminhada ao Comendador Roberto da Silva Reis, diretor presidente da CNCCS - Comissão Nacional de Certificação de Comprometimento Social que providenciou a sua aprovação.
Da aprovação: Com o aprovação, o agora Comendador João Batista Xavier Fernandes, passa a ser representante dos Projetos da Ordem do Mérito do Elo Social, tanto no Brasil quanto em qualquer país que o mesmo mantenha relações diplomáticas, na qualidade de Comendador, no Grau de "Comendum/Adeptus" Titulo nº 1.xxx datado de xx/xx/2026, prenotado no Livro de Honrarias nº 12,
RELAÇÃO DE PROJETOS - ELO SOCIAL















Comentários