top of page

VATICANO PROÍBE OS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS E O SISTEMA INER AVANÇA COM NOVA LEI DE RESÍDUOS SÓLIDOS

  • 22 de jul. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de jul. de 2019

Cidade-estado quer se ver livre dos descartáveis e tem conquistado avanços na coleta seletiva e reciclagem


ree

Animado pelo impulso da Encíclica Laudato si do Papa Francisco, o Vaticano avança em direção a altos percentuais de coleta seletiva de lixo. A venda de plástico descartável já foi proibida e, quando terminar o estoque, até o final do ano, a cidade-estado estará livre do plástico.


ILHA ECOLÓGICA

O mundo dos resíduos é dividido em duas grandes categorias: a de lixo urbano e a de lixo especial, perigoso ou não perigoso. Em 2016, foi criada uma ilha ecológica para onde são destinados todos os resíduos especiais. Em 2018, a ilha foi reestruturada e reforçada, e agora conseguimos administrar cerca de 85 códigos Cer, que são os códigos de resíduos da União Europeia. Nestes primeiros seis meses conseguimos reduzir a proporção do não reciclável para 2%, portanto, uma taxa de seletivo de 98%, declarou o responsável pelo Serviço de Jardinagem e Limpeza Urbana do Vaticano, Rafael Ignacio Tornini.


Mais difícil é a situação do não reciclável na Praça São Pedro, de competência vaticana, cheia de milhares de turistas todos os dias. Ali, o não reciclável incide um pouco sobre todo o resto. Mas, debaixo das colunatas, colocamos recipientes específicos para o plástico e devo dizer que funciona, pois coletamos cerca de dez quilos por dia, ressaltou.


Fazemos adubo com a coleta do orgânico e com a poda das plantas (400 toneladas de material). Assim, trabalhamos para colocar no mercado a menor quantidade de resíduo possível. O que descartamos, tentamos reutilizá-lo no jardim, no Vaticano ou em Castel Gandolfo, como fertilizante de boa qualidade, sublinhou Tornini.


ENCÍCLICA VERDE


Tornini admite que foi necessário muito trabalho para mudar a mentalidade. Segundo ele, foram dados cursos para os funcionários que gerenciam os resíduos especiais. Rafael Tornini afirmou que o segredo foi acolher no coração as diretrizes do Santo Padre na Laudato si. A Casa comum deve ser salvaguardada e nós devemos ser os primeiros a fazer isso.


SISTEMA INER DE RESÍDUOS SÓLIDOS CONTINUA AVANÇANDO

O Grupo Iner, já alguns anos vem pesquisando e avaliando os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos.


No dia 27 de junho, Dr. Jomateleno dos Santos Teixeira - diretor presidente da Confederação Elo Social Brasil - CESB e sua equipe foram recebidos em audiência pelo deputado federal subtenente Gonzaga, relator da Comissão de Legislação Participativa - CLP da Câmara dos Deputados.

ree

O assunto em pauta versava sob a relatoria da sugestão legislativa que auditará a nova lei de resíduos sólidos, incluindo as montadoras de veículos na logística reversa.

Mais uma vez saímos de uma audiência consagrados e aclamados, vez que o deputado não só declarou que irá relatar favoravelmente como também assumiu o compromisso de fazer isto com a máxima urgência.


Durante a audiência, que foi bastante longa e que nos permitiu falarmos sobre alguns dos novos projetos que distribuímos na data do dia 26, tivemos também o prazer de poder indicar ao deputado mais dois de nossos novos projetos para ele relatar, sendo eles o que pretende criar no Brasil o cargo de Agente de Condicional e o que reformula o recebimento de Auxílio Reclusão para encarcerados.


O projeto que inclui as montadoras na nova lei de resíduos sólidos alavancará um dos pontos fortes do Sistema INER de resíduos sólidos, através do projeto "LIXO ZERO SOCIAL DEZ".


Com o apoio da Confederação Elo Social do Brasil, desenvolveram o SISTEMA INER “LIXO ZERO SOCIAL DEZ” e com o objetivo de contribuir para a implementação da Lei 12.305/10, que justamente trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).


ree

O Grupo Iner, está em fase de implantação nos 27 estados do Brasil e recentemente estabeleceu parceria com o Continente Africano, no qual instituíra também no país o Programa "LIXO ZERO SOCIAL DEZ", com uma logística para atender de forma eficaz, além é claro de solucionar ecologicamente e sustentável a questão do lixo.

ree

A cada 100 mil habitantes, será construído um Centro de Triagem e Transbordo (CTT) e também um prédio denominado Social do Cidadão, que visa atender 200 famílias por dia, por uma equipe interdisciplinar composta por: Advogado, Assistentes Sociais, Psicólogos, Educação e na área da Saúde.


O Grupo Iner têm como propósito principal findar com o lixo, o desenvolvimento econômico dessas regiões e melhorar a qualidade de vida de muitas famílias.


O descarte adequado dos resíduos sólidos é o caminho, assim como o reciclar é tão fundamental quanto o nosso respirar. Devemos nos conscientizar e que a responsabilidade é de todos, perante o nosso meio ambiente que sofre calado!


Fonte:


Para mais informações acesse os sites e links abaixo:

www.grupoiner.com.br




Texto elaborado por Nagma Lira - Regional ABCDM

Revisado: Equipe Elo Social - SP


 
 
 

2 comentários


Eliana Souza Fisioterapeuta
Eliana Souza Fisioterapeuta
28 de jul. de 2019

Trabalho maravilhoso!

Curtir

Fábio Luiz Silva
Fábio Luiz Silva
23 de jul. de 2019

Excelente matéria!


Curtir
Brasão SP.png

Diretoria de Implantação de Projeto:

Rua Cecília Bonilha nº 145, São Paulo - Capital - (Sede Própria) Telefone: +55 (11) 3991-9919 Todos os Direitos Reservados​ © 2018

"Movimento Passando o Brasil a Limpo"

logo_elo_social_confe-01.png
bottom of page