Kátia Ribeiro Galdi, foi indicada, aprovada e será, Credenciada, Laureada, Aclamada de Diplomada como Comendadora da Ordem do Mérito do Elo Social.
- webelosocial
- 1 de jul.
- 5 min de leitura

Kátia Ribeiro Galdi, foi indicada, aprovada e será Credenciada, Laureada, Aclamada, e Diplomada como Comendadora da Ordem do Mérito do Elo Social no Grau de Comendum/Adeptus
Kátia Ribeiro Galdi é Professora, Pesquisadora, escritora, palestrante docente e oficineira e Membro oficial da Rede Sem Fronteiras.
É Presidente do Núcleo São Paulo da Rede Sem Fronteiras. Atuante junto ao movimento Waldorf, na educação, na literatura e nas artes em diferentes esferas sociais. O público que recebe os conteúdos bem como os procedimentos pedagógicos e artísticos pertence a diferentes camadas sociais, e tornam-se multiplicadores sejam como professores, escritores, artistas ou outros. Os projetos apontam para o futuro passando por diferentes rotas, seguindo o caminho e levando as diferentes vertentes como contribuição para ampliar a consciência humana, considerando as diferenças como agregadoras. Assim as oficinas e a literatura se unem como um propósito amplo de difusão cultural, assumindo como um projeto social seja nacional ou internacional.

Pesquisadora do movimento em especial do desenho de formas na prática pedagógica.
Mestra em ciências pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, desenvolvendo a pesquisa sobre a ação do desenho de formas na prática pedagógica como procedimento salutogênico na aprendizagem escolar, o que resultou na publicação de um livro sobre sua tese: Educação e Saúde: um diálogo possível.
O Desenho de Formas como contribuição da Pedagogia Waldorf. Premiação • Como escritora publicou duas obras na área da dramaturgia; adaptação de Charles Dickens “Um Conto de Natal” e “Era uma vez um Truão”, sendo esse último premiado como melhor livro pelo Gallery SPT Portugal em janeiro de 2025 e como melhor livro do de alcance juvenil, em setembro do mesmo ano na Espanha. • Premiada em Genebra pelo Suisse Excellence Littérature Network em março de 2025 como escritora que contribui para o desenvolvimento da literatura e pesquisa. • Premiada em Lisboa pela Rede Sem Fronteiras como promotora de cultura lusófona em 2025. • Premiada pela editora Mágico de Oz pela contribuição à literatura, arte e cultura, destacando-se pela excelência, originalidade e impacto da trajetória em 2025. • Ganhou menção honrosa com o conto “O Milagre no tempo” no concurso literário Internacional MUSAS – Mulheres Memoráveis Vol. V pela A.C.I.M.A Itália 2026. Docente nas formações no Brasil com temas sobre a fundamentação antropológica do ser humano e a metodologia pedagógica no segundo setênio. Foi docente nos cursos de formação de professor Waldorf no Peru, Uruguay e México em 2019, 2023, 2024 e 2025. Participou do Congresso Ibero americano de Pedagogia Waldorf em Cali Colômbia desenvolvendo uma oficina artística salientando o trabalho sagrado com as mãos – 2015. Apresentou no Sesc – Centro de formação de educadores do serviço social do comércio – como docente principal o curso: “Introdução a Pedagogia Waldorf” – SP 2017 Palestrou pelo Filc – Fórum Internacional de Literatura e Cultura com o tema: “A Arte Social como Caminho Interior Humano” - outubro de 2025.

Coordenadora pedagógica do Centro de Formação em Pedagogia Waldorf Recife e tutora pedagógica, atualmente no Uruguay. Palestrante em escolas Waldorf no Brasil, Portugal e Espanha sobre temas do desenvolvimento humano e suas relações sociais no mundo hoje. Entrevista Entrevistada duas vezes pelo programa: “Palavras de Rudolf Steiner” coordenada por Carolina Hernandez, abordando temas sociais na aprendizagem. Espanha – 2024 MCEYS & Qualidade Brasil – Entrevistada por Maristela Mceys – 2026 No Balaio – Programa pernambucano de televisão – entrevistada por Thila Chitunda outubro de 2014 https://www.epc.pe.gov.br/metodo-de-ensino-waldorf-e-destaque-nobalaio-destasemana/ Desenvolveu as oficinas • “Movimento, Som e Desenho de Formas” – Escola Pública Waldorf Araucária – 2024. • “Movimento e Forma princípios do trabalho social” – Centro Educativo Pindó – Maríndia – Uruguay – 2024. • “Cantar o Mundo e o Mundo Cantado em Nós: um estudo rítmico fraterno” em parceria com as cantoras Cris Miguel e Rita Braga membros do grupo Mawaca. Oficina realizada em Recife, São Paulo e Berlim entre 2024 e 2025. • “Cantos de Trabalho – Do brincar infante ao trabalho lúdico: uma ponte entre a fantasia e a imaginação da criança ao trabalho adulto com sentido”. Uma oficina realizada em parceria com Renata Mattar e Gustavo Finkler ambos da CIA Cabelo de Maria. Oficina realizada em Recife, Fortaleza e Camanducaia entre 2024 e 2025. Publicação Artigo •

“Currículo Social uma necessidade do nosso tempo” – organizado pela Ute Crammer – 2010 - artigo • “Arte Social” artigo na revista da sociedade antroposófica do Brasil – 2011 • “Pedagogia Waldorf e Saúde: Um diálogo através do desenho de formas” – artigo publicado no Waldorf-resources.org Secção Pedagógica Goetheanum Suíça 2024 • “A Educação Salutogênica através do desenho de formas” a ser publicado em julho de 2026 na revista alemã: Erziehungskunst - Angelika Lonnemann editora responsável Livro • “Um Conto de Natal” releitura da obra de Charles Dickens adaptação para teatro em forma de monólogo – ed. Scortecci, 2014. • “Era uma vez um truão” ed. Bagaço, 2019. • “Linhas que rastreiam o movimento” – editora do livrinho, 2019 SP – Org. Kátia Galdi. • “Educação e Saúde um diálogo possível: O desenho de formas como contribuição da Pedagogia Waldorf” – ed. Dialética, 2023. • CelebrArt Vol. 5 y Antología: Te hago el cuento corto – editorial Culto El Tiempo como milagro – 2025. • MUSAS Mulheres memoráveis Vol. V com o conto “O Milagre no Tempo” - A.C.I.M.A Itália, 2026. • Sem Fronteiras pelo Mundo – Coletânea Internacional Lusófona em Verso e Prosa Vol. IX com o conto “Viajando entre o céu e a terra” - 2026. Participação em Feira de livro e bienal • Bienal de São Paulo – Lançamento do livro Um Conto de Natal – adaptação de conto de Charles Dicken’s para teatro em 2014. • Casa de Cultura Nordestina Letras & Artes – Lançamento do livro “Era uma vez um Truão” – Recife 2019. • Salão Internacional do livro de Genebra -2025 • 950 Feira Internacional do Livro de Lisboa – 2025 • Feira Pan-Amazônica de livros e das Multivozes – PA-Brasil – 2025 • Festa do Livro de Belém – Portugal – 2025 • Bienal de Pernambuco – Espaço Leia mais – PE-Brasil - 2025
Kátia Ribeiro Galdi katiajuiga@gmail.com
@katiagaldi - Youtube @katia.galdi - Instagram +5511997598580
DA INDICAÇÃO
A Iniciativa partiu da Comendadora Shirley Oliveira Ferro, conhecida artisticamente como Shirley Ferro Poetisa da Luz, é escritora, poetisa, compositora, terapeuta holística e ativista da literatura inclusiva. Formada em Técnico em Administração de Empresas e Contabilidade, possui graduação em Ciências Econômicas pela UNISANT’ANNA.

Shirley Oliveira Ferro, Durante 37 anos atuou na área contábil e de auditoria, enquanto mantinha vivo, em silêncio, o sonho da poesia um sonho apenas adiado, jamais esquecido.
Seu contato com a literatura começou ainda na infância. Aos 12 anos já escrevia poesias, influenciada por suas raízes familiares profundamente ligadas às letras nordestinas. Bisneta de Antônio Digno Ferro, reconhecido como um dos grandes cordelistas do Nordeste, e sobrinha-neta do escritor Graciliano Ramos, cresceu cercada por versos, música e histórias que moldaram sua sensibilidade artística.
Durante a pandemia, decidiu finalmente publicar seu primeiro livro, Gotas de Amor em Poesias, obra que alcançou grande aceitação do público. Apesar do sucesso, sentia que ainda faltava algo maior: um propósito que transcendesse as vendas e o reconhecimento literário. Essa resposta surgiu em 2022...
DO ENCAMINHAMENTO PARA A APROVAÇÃO:

A referida indicação foi encaminhada ao Comendador Roberto da Silva Reis, diretor presidente da CNCCS - Comissão Nacional de Certificação de Comprometimento Social que providenciou a sua aprovação.
Da aprovação:
Com o aprovação, a agora Comendadora Rita de Cassia Campagnoli Acea, passa a ser representante dos Projetos da Ordem do Mérito do Elo Social, tanto no Brasil quanto em qualquer país que o mesmo mantenha relações diplomáticas, na qualidade de Comendadora, no Grau de "Comendum/Adeptus" Titulo nº 1.xxx datado de xx/xx/2026, prenotado no Livro de Honrarias nº 13,
RELAÇÃO DE PROJETOS - ELO SOCIAL











Comentários