CAPITAL DE SP É A QUE PRODUZ MAIS RESÍDUOS E GRUPO INER DARÁ XEQUE MATE E FIM AOS ATERROS SANITÁRIOS

Atualizado: 13 de Nov de 2019



"Lixo de 39 municípios são encaminhados para 13 aterros sanitários. Moradores vizinhos de aterros sofrem com as más condições".



Segundo a reportagem do Bom Dia SP, “a capital paulista é a cidade que mais produz resíduos, cerca de 20 mil toneladas todos os dias, sendo 12 mil de coleta domiciliar e 8 mil de varrição. O lixo da cidade vai para dois aterros sanitários, um na Zona Leste e outro na Zona Sul".


"Mais de 27 mil toneladas de lixo são produzidas por dia na região metropolitana de São Paulo, de acordo com levantamento realizado pelo Bom Dia São Paulo com os 39 municípios. Os resíduos são encaminhados para 13 aterros sanitários, dois deles fora da Grande São Paulo".



"Para carregar todo o lixo da região são necessárias pelo menos 2.282 viagens de caminhões trucados todos os dias. Em São Paulo, o transporte mais utilizado para carregar o lixo é o caminhão trucado de três eixos. Ele consegue levar até 12 toneladas de detritos por viagem”.


Em segundo lugar a que mais produz resíduos é a cidade de Guarulhos, "gera diariamente mais de 1 mil toneladas. No final do ano passado, a cidade decretou estado de emergência por causa do deslocamento de parte do aterro sanitário Quitaúna, no bairro Cabuçu. A prefeitura informou que o lixo da cidade agora é depositado em um aterro particular no mesmo bairro".



POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E ATERROS SANITÁRIOS


De acordo com a Lei 12.305/2010, que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cabe às prefeituras municipais coibir os pontos irregulares de descarte, promover a recuperação do local, e implementar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. À Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo cabe o licenciamento e fiscalização dos aterros.


Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), "uma resolução de 11 de novembro de 2008 "estabelece critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental de um aterro sanitário. Os aterros se tornaram obrigatórios em 2014, quando os lixões foram proibidos por uma lei federal 12.305 aprovada em 2010".


"Hoje, o único aterro considerado inadequado na Região Metropolitana pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo segundo (Cetesb) é o de Embu das Artes. Entre os principais problemas está a falta de terra suficiente para cobertura, acúmulo de lixo descoberto e a presença de animais que podem transmitir doenças".


E como podemos ver nessa outra reportagem do Jornal Nacional, datada em abril de 2019, esses aterros sanitários não resolve a questão e a situação dos resíduos sólidos, pois nada mais são do que lixões a céu aberto, contaminando ainda mais o meio ambiente e afetando a saúde humana e que de lá para cá nenhuma política pública adequada foi criada por parte dos nossos governantes para resolver essa demanda.



JORNAL NACIONAL - MAIORIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS NÃO CUMPRE A LEI QUE PROÍBE OS LIXÕES


Nessa outra matéria o problema se repete em outros municípios e estados, mas segundo a reportagem os desafios são muitos e maiores para resolver a questão do lixo que assola todo o país.


Enquanto isso o Grupo Empresarial Iner, analisou, pesquisou, estudou dia após dia todos os impactos ambientais, tecnologias, inovações e avanços nessa área e encontrou a solução para essa questão:



O GRUPO INER DARÁ XEQUE MATE AOS RESÍDUOS SÓLIDOS E O FIM DOS ATERROS SANITÁRIOS



Segundo Wikipédia o “Xeque Mate significa que o rei está morto), ou simplesmente mate, é uma expressão usada no enxadrismo para designar o lance que põe fim à partida”.


O Grupo Empresarial Iner com diretrizes e estratégias inovadoras, criou mecanismos para lidar com eficácia e eficiência e pretende adotar para dar fim aos resíduos sólidos, aos falsos aterros sanitários e garante acabar com o lixo em todo o território nacional.



Com o apoio da Confederação Elo Social Brasil, desenvolveram o SISTEMA INER “LIXO ZERO SOCIAL DEZ”, com o objetivo de contribuir para a implementação da Lei 12.305/10, que justamente trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).


O programa está em fase de implantação nos 27 estados do Brasil, com uma logística para atender de forma eficaz, além é claro de solucionar ecologicamente e sustentável a questão do lixo. Com uma vasta experiência no ramo e preparados com toda as tecnologias diferenciadas e consagradas, equipes qualificadas, com práticas inovadoras e ambientalmente seguras.



METAS E ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA “LIXO ZERO SOCIAL DEZ”


  • Transformar a profissão de catador para selecionadores de riquezas com registro em carteira de trabalho;

  • Trazer novas oportunidades de ganhos através de CLT, cooperativas e empreendedores;

  • Tirar o catador da situação de escravo de um sistema;

  • Oportunidades de aprendizagem, cursos de cidadania, administração do lar, primeiros socorros, etiquetas, dentre outros. Incentivar a alfabetização dos que não sabem ler e escrever;

  • Dar melhores condições de vida, qualidade e segurança;

  • Dar dignidade e reconhecimento da profissão através dos benefícios de uma carteira assinada e ou participando de uma cooperativa e ou dando oportunidade de ser um empreendedor, ter seu próprio negócio;

  • “Cooperativas que hoje fazem reciclagem e atendem os estatutos e estão dando dignidade aos catadores irão continuar com as atividades”.


DIFERENCIAIS DOS CENTROS DE TRIAGEM

E TRANSBORDO DAS USINAS INER



  • Política reversa e reaproveitamento de 100% do lixo;

  • O orgânico também será transformado em riqueza;

  • Maiores oportunidades e lucratividade para o empresário;

  • Desenvolvimento da região com emprego de mão de obra e geração de impostos; Meta de preço - próximo do custo;

  • Facilidade de expansão para 200 toneladas dia (CTT Linha Dupla ou dobrando o turno);

  • Dar emprego e direitos aos catadores que vivem do lixo;

  • A cada CTT Centro de Triagem e Transbordo, será doado um prédio "Social do Cidadão";

  • A um prédio Seccional a cada 2.000.000 habitantes para administrar os Prédios Sociais;

  • Acabar com todos os lixões ilegais e aterros sanitários, atendendo a lei 12.305/2010. Modelo totalmente adaptado para a realidade e ao mercado Nacional;

  • Única forma e opção viável que atende 100% do problema do lixo;

  • Investimentos feitos pela iniciativa privada;

  • Logística própria fácil e inteligente que viabiliza o retorno financeiro;

  • Gestão de manutenção em todo o território Nacional;

  • Ampliar o mercado com opções e oferta de produtos gerados pelo lixo;

  • Padrão de construção igual em todo o território Nacional;

  • Padrão de equipamentos, materiais, e fornecedores para todo o Brasil.

  • Centro de Triagem e Transbordo - CTT: Instalado em Terrenos de 10.000m2;

  • Contrapartida um prédio social em terreno de 400m2

  • Usinas de Incineração

  • Cremação: Cada uma instalada em terrenos de 1.500m2

  • Usinas de Compostagem: Instaladas em terrenos de 250.000m2 a 1.500.000m2

  • Investimentos diretos e diversos: • Terrenos; • Frete; • Terraplanagem;

  • Assessorias Comerciais, Jurídicas, e comissões; • Licenciamentos; laudos, perícias técnicas • Laboratório / Pesquisas; • Levantamento de lixões e aterros com uso de Drones.


Será construído um Centro de Triagem e Transbordo (CTT) a cada 100 mil habitantes e também um prédio denominado Social do Cidadão, que visa atender uma demanda de 200 famílias por dia, por uma equipe interdisciplinar composta por: Advogado, Assistentes Sociais, Psicólogos, Educação e Saúde.



Como vimos o Grupo Empresarial Iner, está tecnologicamente, estruturadamente e ecologicamente, preparado como um todo para atender essa demanda e a findar com o lixo no território brasileiro, porque analisou minuciosamente o meio ambiente, leis, técnicas, ciências engenharia, inovação e é a solução para acabar com os resíduos sólidos, mas todos devem conscientizar-se que para termos um planeta saudável precisamos cuidar dele, pois é nosso dever como cidadão brasileiro!



ALÉM DO GRUPO EMPRESARIAL INER INVISTA VOCÊ TAMBÉM NESSA CAUSA, PORQUE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL É PARA TODOS!



Mais informações acesse os portais e links:

www.grupoiner.com.br

www.elosocial.org.br

cooperiner@cooperiner.org.br

https://www.sindetap.org.br



Fonte:

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/04/29/cidades-da-grande-sp-produzem-27-mil-toneladas-de-lixo-por-dia-veja-para-onde-vao-os-residuos.ghtml


https://www.youtube.com/watch?v=eH_PeM5oivY&feature=youtu.be


http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/05/brasil-tem-quase-3-mil-lixoes-ou-aterros-irregulares-diz-levantamento.html


Texto elaborado por Nágma Lira - Regional ABCDM -SP

Revisão Equipe Elo - SP

225 visualizações2 comentários

Diretoria de Implantação de Projeto:

Rua Cecília Bonilha nº 145, São Paulo - Capital - (Sede Própria) Telefone: +55 (11) 3991-9919 Todos os Direitos Reservados​ © 2018

"Movimento Passando o Brasil a Limpo"