Anderson José Dias da Silva, é indicado, aprovado e será Aclamado, Laureado e Diplomado, como Comendador da Ordem do Mérito do Elo Social.
- webelosocial
- 29 de ago.
- 5 min de leitura
Atualizado: 10 de set.

Anderson José Dias da Silva é indicado, aprovado e será Laureado, Aclamado e Diplomado como Comendador da Ordem do Mérito do Elo Social no Grau de Comendum/Adeptus.
Anderson José Dias da Silva é natural da Bahia e reside em São Paulo no ano de 1.964. Cursou o ensino básico (primário) no Grupo Escolar Via Dutra (hoje CEI Indir Cerejeiras) e os ensinos ginasial e colegial (segundo grau) no Colégio Estadual Senador Paulo Egídio de Oliveira Carvalho (hoje Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Senador Paulo Egídio de Oliveira Carvalho).
Em 1.977 prestou vestibular pela FUVEST e foi aprovado para o curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo graduado em 1.982.
Especializou-se em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, de 1.983 a 1.985, atuando como médico voluntário no atendimento às vítimas das enchentes do Vale do Ribeira, ocorridas àquela época.
Iniciou sua carreira profissional no Serviço Social da Indústria (SESI), na Subdivisão de Epidemiologia, atuando no atendimento médico aos trabalhadores da indústria, além de prestar assistência médica e educacional aos alunos dos cursos básicos das escolas mantidas por este Serviço.
Aprovado em concurso público estadual de São Paulo, passou a atuar no atendimento clínico em Unidade Básica de Saúde do Município de São Paulo, sendo deslocado, por necessidade de intervenção estadual, para atuação no município de Ferraz de Vasconcelos, atuando em unidade hospitalar deste município, desenvolvendo ações na implantação de programa de controle de infecções hospitalares, além de prestar atendimento aos pacientes portadores de moléstias infectocontagiosas atendidos nesta unidade.
Foi nomeado como responsável pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica do Escritório Regional de Saúde de Mogi das Cruzes (ERSA-13), onde atuou até sua transferência para a Unidade de Gestão Assistencial II (UGA-II), Hospital Ipiranga, onde colaborou diretamente para a implantação do Serviço de Moléstias Infecciosas daquele hospital, além do Ambulatório de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS (DST/AIDS). Atuou, ainda, como Coordenador do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares, Presidente da Comissão de Residência Médica (COREME) e como Diretor do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT).
Aprovado em concurso público municipal de São Paulo, prestou atendimento à população em Unidades de Urgência e Emergência da Zona Norte deste município, sendo deslocado para atuação na Administração Regional de Saúde (ARS-7), onde desenvolveu ações no Núcleo de Informações e Vigilância Epidemiológica (NIVE).
Foi contratado pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo para atuar no Hospital São Luiz Gonzaga, no bairro do Jaçanã, em São Paulo, onde atuou como médico assistente na Enfermaria de Clínica Médica, Ambulatório e Pronto Socorro, implantando e coordenando o Serviço do Controle de Infecções Hospitalares.
Ainda neste hospital foi nomeado Chefe do Serviço de Emergência (Pronto Socorro) e Gerente Médico, desempenhando, posteriormente, a função de responsável pelo Núcleo de Informações e Vigilância Epidemiológica (NIVE), onde desenvolveu ações para o controle de moléstias infecciosas, tendo atuação destacada no combate e controle dos casos de Tuberculose, infecção pelo vírus Influenza A - H1N1, durante a epidemia ocorrida em São Paulo e na epidemia de dengue, orientando os profissionais na atenção aos pacientes que chegavam ao hospital.
Foi convidado a atuar na sede da Secretaria de Estado da Saúde, junto à Coordenadoria de Gestão de Contratos e Serviços de Saúde (CGCSS), auxiliando na implantação de mecanismos de controle e avaliação de desempenho dos hospitais públicos do Estado de São Paulo, administrados pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS).
Atuou durante cerca de vinte anos no Centro Espírita Nosso Lar – “Casas André Luiz”, no município de Guarulhos, prestando atendimento médico aos internos da Unidade de Longa Permanência da instituição, além de coordenar o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.
Retornou ao Instituto de Infectologia Emílio Ribas, onde passou a desempenhar a função de Supervisor Técnico de Equipe de Saúde no Pronto Socorro, onde atua até o momento.
Durante esta jornada, sempre atuou na formação e instrução dos médicos em estágio de treinamento (residentes), em todos os Serviços onde estes profissionais estavam se especializando, sendo responsável, juntamente com outros colegas de sua equipe, pela publicação de estudo de casos que apresentavam lesões intra-abdominais causadas por micobactérias em pacientes com AIDS. Também foi coautor da publicação da Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecções Hospitalares (APECIH) sobre o controle de infecções hospitalares em instituições de longa permanência (ILP), bem como autor do capítulo sobre este controle no livro Controle de Infecção – a Prática no Terceiro Milênio. Publicou, juntamente com a Equipe do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, o primeiro caso de Mpox diagnosticado no Brasil.
Participou do Curso de Epidemiologia Hospitalar da Fundação Getúlio Vargas.
Especialização no Uso Terapêutico de Cannabis pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Recebeu o título de Pós-graduação em Fitoterapia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.
Foi reconhecido e condecorado como Comendador da Ordem do Mérito Cívico e Cultural e Comendador da Ordem Nacional do Mérito do Empreendedor Visconde de Mauá, pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística.
DA INDICAÇÃO:
A Iniciativa partiu do Professor Comendador Dr. Dom Helio Reis, escritor, Dom Helio é Doutor em Psicanálise com HC em Teologia, Filosofia, História e Letras. Acadêmico Imortal pela ALB – Academia de Letras do Brasil, patrono Machado de Assis e Doutor Honoris Causa pela Sucursal São Paulo.

Comendador Prof. Dr. Dom Helio Reis escreve sobre preconceito racial, violência contra a mulher e discriminação à homossexualidade, em cinco obras interessantes.
Conhecido internacionalmente como Comendador Helio Reis (o Doutor multi HC Helio Francisco Valente dos Reis) é pesquisador e Conselheiro na Câmara Brasileira de Cultura, Ciências e Artes. Homem culto e interessado pela mente humana e pelas transformações sociais é Doutor em Psicanálise com HC em Teologia, Filosofia, História e Letras. Acadêmico Imortal pela ALB – Academia de Letras do Brasil, patrono Machado de Assis e Doutor Honoris Causa pela Sucursal São Paulo.
Imortal na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI), ocupando a cadeira 72, cujo patrono é José Rubem Fonseca. E outras academias de ciências artes e letras, além de ser Diretor, Chanceler e Embaixador da Cultura do Centro Cultural Africano. Indo além das nossas fronteiras o Dr. Helio Reis também é Imortal da Academia Internacional de Letras do Brasil (AILB).
DO ENCAMINHAMENTO PARA A APROVAÇÃO:

A referida indicação foi encaminhada ao Comendador Roberto da Silva Reis, diretor presidente da CNCCS - Comissão Nacional de Certificação de Comprometimento Social que providenciou a sua aprovação.
Da aprovação: Com a aprovação, o agora Comendador Anderson José Dias da Silva, passa a ser representante dos Projetos da Ordem do Mérito do Elo Social, tanto no Brasil quanto em qualquer país que o mesmo mantenha relações diplomáticas, na qualidade de Comendador, no Grau de "Comendum/Adeptus" Titulo nº 758 " datado de 29/08/2025, prenotado no Livro de Honrarias nº 07,
RELAÇÃO DE PROJETOS - ELO SOCIAL















Comentários